meu quintal #02: aquelas coisas que a gente faz porque quer
mas não do jeito que você tá pensando
Que a gente vive numa época em que a produtividade e o autocuidado são colocados numa vitrine que diz o que devemos ou não fazer a gente sabe, mas o que você tem feito para questionar isso?
olhando pro céu (e pensando em um monte de coisas) ☁️
Fiquei observando algumas amigas recentemente eu consegui perceber duas coisas que a maioria (senão todas elas) detestam em comum:
descansar - do verbo não fazer nada, ser “improdutivo”
errar
É algo que vai além da pessoa, porque é geracional, né? Essa necessidade de ser produtivo sempre, de programar os horários até dos dias de descanso para que o descanso seja o mais produtivo possível. Eu mesma já me peguei fazendo isso várias vezes.
Faço uma lista mental de tudo que eu quero fazer no final de semana, quando eu finalmente vou ter tempo para mim mesma, só para chegar no sábado e eu não conseguir fazer nada e adivinha? Ficar frustrada.
Se você também faz isso, eu recomendo você largar a mão aos poucos. Se permita deitar na cama ou no sofá e não fazer NADA, porque dias de folga servem para isso. Não tem nada de errado, você não está perdendo tempo ou desperdiçando sua vida, muito pelo contrário. Você está parando para, no meio de tanta correria, finalmente saboreá-la.
Talvez depois que você começar a curtir esse tempo de descanso e sentir que realmente está recuperando sua energia ao invés de gastá-la ainda mais, você queira ocupar ele com algo novo. E eu recomendo FORTEMENTE que você faça isso. Eu li recentemente (mas é claro que eu não consegui encontrar o post de novo) que essa nova geração, que é fissurada na produtividade e no trabalho, foi deixando de lado cada vez mais os ✨hobbies✨. E foi pensando nisso que eu percebi que faz todo sentido a gente ter abandonado hobbies, afinal de contas a gente não sabe descansar e nem errar. E ter um hobby requer as duas coisas.
Pra gente é muito difícil continuar investindo tempo em algo que a gente é ruim, né? E eu me incluo nessa sopa aí. Quando é relacionado ao trabalho, é claro, é diferente (porque a maioria de nós convive com aquele bichinho que fala que temos que ser melhores e melhores e melhores). Mas se dedicar a algo que não tem relação com o trabalho, que não te traz retorno a não ser bem estar emocional e que você não se acha bom o suficiente… Hmmmmm, receita da desistência, né?
Para mim, o mais irônico é que a gente também vive numa época que adora exaltar o autocuidado, mas que conseguiu subverter essa ideia para que autocuidado seja dar check numa lista de atividades que são importantes sim, mas que não são o todo da história. Acorde cedo, faça skin care, faça exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, beba água, leia um livro, saia com seus amigos, passe fio dental (a lista é infinita), e você será uma pessoa feliz e bem cuidada. E quando sobra tempo pra fazer o que a gente QUER? O que nos faz bem lá na alma, sabe? E um hobby é exatamente isso. Segundo o pai Google:
hobby:
atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo.
Você tem um hobby? Ou será que tá na hora de você encontrar (ou recuperar) um para trazer descanso para sua mente? Algo que não tenha nada a ver com seu trabalho (por mais que você ame o que faça e todas essas desculpas que as pessoas dão para continuar a trabalhar depois que o horário de trabalho acaba). Faça algo diferente, algo novo. Se não envolver uma tela, melhor ainda!
Se permita ser ruim, porque a gente não nasceu para ser bom em tudo não. Faça algo porque você gosta, porque te faz bem, não porque vai gerar um resultado ou porque alguém na internet disse que você tem que fazer aquilo (apesar de eu estar fazendo exatamente isso?). Encontre algo que faça sentido para você, que você sempre teve curiosidade ou que já se perguntou como seria fazer aquilo.
Não vou alongar essa news com uma lista de hobbies que você pode começar, mas como eu não faço trabalho pela metade, você pode ver a lista que eu fiz ✨aqui✨, no meu jardim digital. Eu tenho certeza que qualquer desculpa que você tiver para não começar, algum item nessa lista te contraria.
Descansar e errar, duas coisas que a gente se beneficiaria um bocado de começar um esforço consciente para fazer. Ir ensinando pra nossa mente que tá tudo bem descansar (que não é perda de tempo) e errar (porque a gente não precisa ser bom e tudo, e para ser bom em algo, a gente começa errando).
Um dos vídeos da JoutJout que mais me marcaram é um que fala justamente sobre isso, e se tem um link que eu quero que você clique muito, é nesse:
PS: Para mim, descansar não é rolar no feed do instagram, do tiktok ou do twitter. Você pode fazer isso outra hora. Porque se tem algo que NÃO descansa a nossa mente, são as redes sociais. E não adianta falar “mas me relaxa” porque não, não relaxa. Te dá mais ansiedade, mas isso é um papo pra outra news.
o que floriu por aqui 🌼
O que aconteceu de bom ou de novo aqui no meu quintal.
A Black Friday passou! 🎉 Eu tô super feliz de ter começado essa news e mais feliz ainda de ver outra edição saindo do forno. O Brasil está nas oitavas de final da Copa e estão me deixando sonhar com o hexa.
o que secou por aqui 🥀
Eu sou zero a favor da ideia de vida perfeita que muitas vezes temos na internet. Então essa seção é para falar de coisas não tão floridas que aconteceram, pois afinal de contas elas também fazem parte da vida, né?
Um dos hobbies que eu tinha começado a pouco tempo foram aulas de Muay Thai. Me ajudava a desestressar, a movimentar meu corpo, me fortalecer e aprender a me defender. Absolutamente tudo de bom. Mas eis que trocaram o professor e o horário da minha aula e eu tô aqui tomando forças para decidir o que vou fazer a respeito.
Eu também tenho dormido meio mal, sonhando pra caramba. Vou tentar um visto daqui a algumas semanas e estou com o c* na mão dele ser recusado.
e o sol já vai se pondo 🌄
Espero ter plantado uma sementinha ai na sua cabeça com o tema de hoje. Foi difícil criar um raciocínio para explicar tudo que estava na minha cabeça. Acho que o resumão de tudo é:
Encontre algo que te dê prazer em fazer, mesmo que você não seja bom nisso. Te garanto que vai te fazer melhor do que dar check numa lista infinita de “self care” que você viu na internet.
Tem gente muito especial inscrita aqui, tô feliz com isso!
Se você quiser reler esse texto, lá no substack tem o arquivo de tudo que eu publico. E ah, eu vou adorar se você indicar essa newsletter para algum amigo ou amiga.
Nos vemos daqui a quinze dias!