Há algumas semanas meu sobrinho de 9 anos descobriu que, quando você fica mais velho e se aposenta, você não precisa ir para a escola, não precisa trabalhar e ainda ganha dinheiro por isso. É claro que no mesmo segundo ele gritou: “EU QUERO FICAR VELHO!!!”, e eu pensei: “Finalmente alguém que entende o meu ponto!”
Quando você receber esse e-mail eu já terei comemorado mais um ano de vida, e acho que por isso que fiquei reflexiva com essa história de ficar mais velho. Diferente da maioria das pessoas da minha idade (considerando pelo menos as que estão ao meu redor), eu ainda não vi qual é o grande problema em envelhecer. Não é que eu não veja as dificuldades, eu vejo e morro de medo da maioria das mudanças que eu provavelmente vou enfrentar nos próximos anos, mas eu sei que as dificuldades estarão sempre aí, tenha eu 26 ou 62 anos.
Vejo algumas amigas zuando sobre o medo de chegar aos 30 anos, o “ai meu Deus, eu tô ficando muito VELHA” e às vezes sinto como se eu tivesse perdido um pedaço da piada. Qual o problema dos 30 anos? Ou dos 40, ou dos 50? Se é algo inevitável, que vai acontecer com todos nós que estivermos vivos, porque ficamos tentando negar essa realidade ao invés de abraçá-la e dançar com ela?
Aqui da humildade dos meus recém feitos 26 anos eu imagino que cada década tem seus prós e contras, e que o melhor que podemos fazer é acompanhar o ritmo de cada uma delas (junto com o nosso). Como eu costumo dizer nas mensagens de parabéns que envio para os amigos, você só vai ter essa idade uma vez, e esse número vem com experiências, aprendizados, vivências, erros e memórias únicas, então aproveite e se agarre a cada um deles. Não tente apressar muito para viver o futuro, e nem se prender tentando reviver o passado, porque só o que existe é o agora.
Eu já vejo as mudanças no meu corpo da idade passando. As marcas de acne no meu rosto contrastando com os fios brancos que insistem em crescer é quase uma piada, a velhice e a juventude vivendo juntas dentro de mim. Mas falei para mim mesma que é inútil lutar contra essas mudanças, então vou gastar minha energia com algo que me dê algum retorno (tipo aprender mais um instrumento musical).
Talvez quando eu chegar aos 30 minha mentalidade mude, e talvez nem precise esperar até lá. Talvez seja mesmo só ingenuidade minha viver tão em paz com a passagem do tempo, mas eu vou exercitar e cultivar esse pensamento pelo máximo de tempo possível.
A Clara de 25 anos realizou coisa demais. Ela cresceu um monte em apenas um ano, e meu coração canceriano dramático fica apertadinho de deixá-la para trás. Mas ainda tem tanto que quero conquistar, sonhos que quero realizar, e espero que a Clara de 26 a deixe orgulhosa pelos próximos 12 meses.
Feliz Aniversário para mim, que seja um ano com memórias inesquecíveis, de preferência ao lado das pessoas que eu amo.
O vídeo que comentei na edição passada não saiu (gravei, editei e achei uma merda), mas saiu um outro numa pegada diferente, caso você queira ver:
o que floriu por aqui 🌼
O que aconteceu de bom ou de novo aqui no meu quintal.
Estou de férias, curtindo uma semaninha e meia de descanso. O ingresso para assistir Barbie já está comprado, o encontro para comemorar meu aniversário com todo mundo foi ótimo, aparentemente, o humor meio pra baixo que eu estava nas últimas semanas foi embora. Tudo que eu precisava nesse tempo todo era só pegar um livro bom para ler, quem diria (contém ironia).
o que secou por aqui 🥀
Eu sou zero a favor da ideia de vida perfeita que muitas vezes temos na internet. Então essa seção é para falar de coisas não tão floridas que aconteceram, pois afinal de contas elas também fazem parte da vida, né?
Eu queria conseguir aproveitar minha férias fazendo vários nadas, assistindo uma filme atrás de série atrás de 100 páginas de um livro por dia. Mas eu tinha tantas coisas acumuladas que queria fazer que minhas férias tem sido fazer listas do que fazer e sair cortando os itens durante o dia. O que é bom tbm, mas assim, espero que eu consigo pelo menos um diazinho para viver o ócio.
e o sol já vai se pondo 🌄
Não gostou? Asmou? Deixa um comentário aqui e me conta! (mãe e pai, essa frase contém meme, não é erro de digitação)
Como sempre, não vou me importar nem um pouco se você mandar essa newsletter para algum amigo/amiga. Ajude essa pobre coitada a chegar aos 100 inscritos!
sobre mim
Daqui a 15 dias tem mais, mas se quiser continuar lendo…